Prêmio Esso de Jornalismo inicia etapa de seleção dos trabalhos

  • premio_exxon1.050 Trabalhos inscritos
  •  Finalistas serão conhecidos em 15 de outubro
  • Vencedores receberão da ExxonMobil um total de R$ 112 mil em prêmios

 

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2014 – Estão encerradas as inscrições para o 59° Prêmio Esso de Jornalismo e Telejornalismo. Uma equipe composta por 35 jornalistas dos mais diversos veículos e estados brasileiros e outros profissionais da comunicação inicia hoje a seleção dos trabalhos inscritos no Prêmio Esso de 2014. Ao todo, concorrem nesta 59ª edição 1.050 trabalhos.

Como já se tornou tradição, São Paulo aparece como o estado com o maior número de trabalhos inscritos, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. A tarefa de seleção, realizada em duas etapas, será encerrada em meados de outubro, com a indicação dos 70 trabalhos finalistas. A ExxonMobil destinará aos vencedores R$ 112 mil em prêmios em dinheiro.

JULGAMENTO

Serão indicados como finalistas 35 trabalhos de texto, 15 de criação gráfica, 10 de fotografia e 8 de telejornalismo. O corpo de jurados, a exemplo das edições anteriores, é composto por editores das principais publicações brasileiras, professores universitários e profissionais de comunicação com comprovada experiência na área e boa reputação.

Desde 2011, o Prêmio Esso mantém um processo de inscrição e julgamento dos trabalhos totalmente informatizado. O sistema online já permitiu uma economia de aproximadamente 120 mil folhas de papel, por ano - equivalente a cerca de quatro toneladas no total.

O sistema adotado permite que todos os trabalhos inscritos sejam examinados por, pelo menos, três jurados numa primeira fase de seleção. Numa segunda fase, as reportagens de texto com melhor pontuação são novamente avaliadas por grupos de quatro, seis e até 10 jurados antes da indicação das finalistas. As múltiplas aferições permitem que os trabalhos possam ser examinados por mais de 5.000 vezes no total.

FINALISTAS

Para selecionar os trabalhos finalistas de 2014, as diversas comissões deverão examinar 519  reportagens e séries de reportagens; 175 trabalhos fotográficos; 291 trabalhos de criação gráfica (Jornal, Revista e Primeira Página), 62 trabalhos de telejornalismo, e três candidatos a Melhor Contribuição à Imprensa, totalizando 1.050 inscrições.

A escolha final dos vencedores nas categorias de mídia impressa continuará sendo realizada por uma comissão composta por cinco jornalistas, sem vínculo direto com as redações, em reunião presencial no Rio de Janeiro. A comissão de telejornalismo obedecerá aos mesmos critérios e será formada por três jornalistas. Já a comissão especial de fotografia, encarregada de eleger a foto vencedora, via internet, terá a participação de 50 editores de fotografia de todo o Brasil.

Além do prêmio principal, que leva o nome do programa, fixado em R$ 30 mil e do Prêmio de Telejornalismo, estabelecido em R$ 20 mil, serão distribuídos R$ 10 mil para as categorias de Reportagem e Fotografia. As categorias de Informação Econômica, Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental, Educação, Criação Gráfica – Jornal, Criação Gráfica – Revista, Primeira Página receberão R$ 5 mil cada e R$ 3 mil para cada um dos quatro prêmios regionais. Todos os valores mencionados são brutos, dos quais serão deduzidos os impostos previstos em lei.

Os vencedores serão conhecidos no dia 12 de novembro e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de dezembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

SOBRE A EXXONMOBIL – 102 ANOS DE BRASIL

Uma das maiores companhias privadas de petróleo e petroquímica do mundo, a ExxonMobil está presente em cerca de 200 países e territórios. No Brasil, é a mais antiga petrolífera, com 102 anos de atuação. Atualmente, a companhia atua nas áreas de Exploração e Produção, Químicos e Prestação de Serviços nas cidades de Curitiba, São Paulo, Paulínia e Rio de Janeiro.

A ExxonMobil apoia o jornalismo brasileiro há mais de 70 anos, com o patrocínio do "Repórter Esso", noticiário histórico do rádio e televisão brasileira e do Prêmio Esso de Jornalismo. Ainda na área da cultura, destaca-se a parceria com a Editora Casa 21, com o apoio da Lei Rouanet, para a publicação da coleção "Cidades Ilustradas" que já retratou 13 importantes cidades.

Serviço

RP Consultoria
Fernando Portilho
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Site do Prêmio Esso de Jornalismo: www.premioesso.com.br
ExxonMobil: www.exxonmobil.com.br