LIVRO NARRA TRAGÉDIA FAMILIAR QUE ABALOU CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO

Share on Facebook Compartilhe

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2017.
Capa
O jornalista José Arruda Silveira lança nesta quinta-feira, 19/01, na sede da ABI, no Rio de Janeiro, uma novela policial apoiada em fatos históricos ocorridos no interior do estado de São Paulo. O Poder da Sombra, obra fruto de extensas pesquisas e entrevistas com personagens reais, relata a saga e os conflitos de diferentes gerações de empresários e políticos da região onde o autor nasceu e foi criado.

Cidades e personagens ganharam nomes fictícios, pois alguns deles ainda estão vivos, e a hipótese de não se sentirem confortáveis com alguns dos fatos narrados, levou o autor a preservá-los da exposição.

José Arruda Silveira, conhecido nas redações de São Paulo e Rio de Janeiro, como José Roberto Arruda, analisou por anos a documentação oficial que descansa em um cartório da região, e montou por fim um quebra-cabeças que confirmava os boatos contados na cidade, em muito diferentes das versões contadas nas páginas dos jornais. Eram rumores fadados a se perpetuarem, mas o jornalista não descansou até se permitir revelar a verdadeira história.
“O livro retrata de forma metafórica o Brasil político de hoje. Herdamos de nossa sociedade cortesã costumes que se perpetuaram na política, na economia e nos negócios, e causam tantos males ao país" - comenta Arruda.

O enredo se desenvolve em sua maior parte numa estância hidromineral paulista e envolve o carismático Dr. Armando, médico íntegro e generoso, que se percebe, em determinado momento da vida, envolvido com as piores práticas políticas. A trama policial que tem como pano de fundo o cenário político e econômico da região, tem início na suspeita de assassinato de um irmão pelo outro, ambos filhos do Dr. Armando.
Arruda mergulhou fundo nesta tragédia familiar e descobriu a manipulação política e a corrupção por trás do que parecia ser apenas um ato desesperado de vingança pessoal. Segundo o autor, a trama revela como "o nosso jogo político é altamente destruidor, pelo fato não termos instituições suficientemente sólidas para limitar os desmandos do poder e a ambição desmedida de governantes."

Embora seja uma história real escrita ficcionalmente, "O Poder da Sombra" aborda de maneira fiel vários aspectos da formação do povo de São Paulo, principalmente da emigração italiana no estado. Assim, o autor traça com grande poder de síntese o perfil da região onde os fatos se desenrolam e, sob a ótica do delegado Hugo Morganti, investiga o caso e reconstrói a história.

José Arruda Silveira estará recepcionando os convidados na noite de autógrafos a partir das 18h00 no 7º andar do edifício da ABI, situado à Avenida Araújo Porto Alegre, 71.

José Roberto Arruda Silveira é jornalista e formado em Direito. Trabalhou nos jornais Diário de Notícias e Tribuna da Imprensa, em 1963; no Jornal do Brasil, de 1964 a 1970; Última Hora, até a saída de Samuel Wainer; e Correio da Manhã, até seu fechamento pela ditadura militar.
Com o editor Nahum Sirotsky, levou ao ar na antiga TV-Rio, o primeiro programa de entrevistas da televisão brasileira, que durou apenas quatro meses, e foi tirado do ar por ordem do general Geisel. Chamava-se "Entrevista Coletiva" e reunia vários jornalistas entrevistando uma personalidade política, econômica ou empresarial. Depois trabalhou na revista Fatos & Fotos onde escrevia duas páginas sobre economia. Na Rede Manchete, elaborava o roteiro do programa dominical. Em seguida, foi trabalhar no Estado de S. Paulo e no Jornal da Tarde, de 1974 a 1988, onde foi coordenador de economia e repórter especial. De 1987 em diante, trabalha como analista econômico da FINEP, empresa governamental de financiamento à inovação.
Como jornalista, assinava José Roberto Arruda. Em sua nova fase, para não haver homonímia com outros famosos, assina José Arruda Silveira.

SERVIÇO:
O Poder da Sombra - A face oculta da política
121 páginas
Editora Lamparina (2016)
Mais informações:
RP Consultoria
(21) 3208-3646
fernandoportilho@rpconsult.com.br
PARA COMPRAS ONLINE:
www.opoderdasombra.com.br