ABI ESCOLHE RP CONSULTORIA PARA CRIAR PREMIAÇÃO NACIONAL

Share on Facebook Compartilhe

ABI INSTITUI PRÊMIO NACIONAL DE JORNALISMO

A Associação Brasileira de Imprensa - a mais tradicional entidade dos jornalistas brasileiros e uma das mais antigas representantes da sociedade civil - decidiu instituir o Prêmio ABI de Jornalismo. A premiação foi concebida de forma a tornar-se referência do melhor jornalismo exercido por profissionais de imprensa de todo o Brasil.

Estruturado para abrigar onze categorias e uma premiação principal, o Prêmio ABI de Jornalismo terá seis categorias nacionais e cinco regionais. As nacionais estarão divididas pelas mídias Jornal, Revista, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Fotografia. As categorias regionais corresponderão, em linhas gerais, às regiões geográficas, não havendo distinção de mídia. O Prêmio ABI de Jornalismo será lançado oficialmente no mês de novembro, e a cerimônia de premiação ocorrerá em junho de 2017.

Domingos Meirelles, presidente da ABI, informa que "a nova premiação atende a uma antiga reivindicação da categoria, que encontra condições favoráveis para a sua criação, em um momento em que são raros os exemplos de premiações universais, isto é, sem restrição a temas. A independência dos jurados é outro valor garantido no programa."

"Queremos que o Prêmio ABI de Jornalismo reconheça o esforço, talento e dedicação de profissionais da imprensa, em sua atribuição maior de investigar e informar" - enfatiza. "A reportagem, em sua melhor expressão, será a essência da premiação, e a divisão por regiões e mídias destina-se a alcançar as manifestações profissionais, respeitando as características de cada meio."

Domingos-e-Ruy-Premio-ABI-de-Jornalismo

Para estruturar e administrar o Prêmio ABI de Jornalismo, a Associação Brasileira de Imprensa escolheu a RP Consultoria, principal agência brasileira voltada para a gestão de programas de reconhecimento de mérito. A RP, do jornalista Ruy Portilho, é responsável pela criação e desenvolvimento de premiações jornalísticas, culturais, técnicas e acadêmicas. Por 23 anos consecutivos, a RP Consultoria coordenou o Prêmio Esso de Jornalismo, criou e administra diversas outras premiações, como o Prêmio TOP Etanol, o Prêmio ABCR de Jornalismo e o Prêmio ETCO de Jornalismo, entre outros.

A gestão de marketing e o evento de premiação estarão sob a responsabilidade do jornalista e consultor Adhemar Altieri e de sua agência, a MediaLink, especializada em comunicação integrada, com diversos projetos e eventos globais realizados para grande veículos de comunicação no Brasil, Canadá e EUA. Entre os projetos executados estão o Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, reformulação da comunicação institucional para a AMCHAM Brasil e a UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e o Ethanol Summit, um dos principais eventos globais voltados para as energias renováveis.

SOBRE A ABI
A Associação Brasileira de Imprensa, com 108 anos de existência, passa por acentuada renovação, visando manter-se em linha com as inovações tecnológicas que tanto impactam as práticas de comunicação e a sociedade como um todo. Fundada em 1908, a entidade tem sua história confundida com os principais momentos da democracia brasileira, e permanece desde então intransigente na defesa da liberdade de expressão.

www.abi.org.br

27 de julho de 2016

Mais informações:
RP Consultoria
(21) 3208-3646
rp.consultoria@rpconsult.com.br